Você já pensou em ter um Jack Russel?


Pois pense muito bem!

Não somos os maiores experts no assunto, afinal tivemos um Schnauzer (agora considerado santo), e agora um Jack Russel de seis meses de idade (com nome de Papa, mas nada santo).

Tivemos a informação de que os cães JR são muito ativos, mas eu diria mais... que são hiperativos! A agitação no fim do dia de nosso pequeno Bento chegava a deixar qualquer um angustiado, não dá para dar um Rivotril ou uma Ritalina para ele? É de se pensar...

Seguindo uma linha mais natureba resolvemos dar um floral para Bento se acalmar, creio que funcionou. Ele está bem melhor, também imagino que seja por conta do seu amadurecimento. Já não nos morde tanto (já ganhou até a alcunha de "dentinho de piranha"!), e embora continue destruidor, é capaz de nos obedecer, quando o pegamos em flagra...

Aliás, uma característica da raça é a inteligência, espantosa! Mas não dá para utilizá-la positivamente? Pergunto ao nosso cão. É óbvio que ele entende tudo, mas só obedece quando quer. Ele sabe quando faz besteira, e o faz escondido. Ele quer que atiremos a corda para ele dez mil vezes por dia, mas não quer nos entregá-la de volta; agarra com as patas nossa perna, com a corda enfiada na boca, é que para ele faz parte da brincadeira conquistarmos a corda!

Ele sabe onde enterrou o osso no quintal, em outro dia ele vai lá desenterrá-lo, e encher a casa de pegadas de terra! Ainda bem que gosta de tomar banho, são alguns por semana...

O melhor de tudo, ainda cedo na noite ele se esconde debaixo da cama. Não dá para tirá-lo de lá, nem amendoins, nem uvas passas são capazes de arrancá-lo de seu esconderijo! Conforme nos deslocamos para pegá-lo ele vai para mais longe. Tudo isso para não dormir sozinho na cozinha. No meio da noite ele pula para cima da cama.

Talvez seja uma boa companhia para crianças hiperativas (se os pais aguentarem...). Outro dia um amigo veio aqui e trouxe seu filho de nove anos hiperativo. Eles se amaram! Não sei dizer quem cansou quem, mas o menino saiu pedindo ao pai um cão como este!

Haja energia para brincar com Bento. Para aguentar um JR só outro JR. Os outros cães cansam na metade da farra, ou nem isso. É muito importante dar atividade para ele, aos finais de semana damos longos passeios com Bento, e nossa filha também corre com ele. Durante os outros dias precisamos dedicar algum tempo atirando cordas e bolas no quintal para ele correr atrás.

Eles adoram brincar, e é preciso ter um monte de bolas, cordas, bichinhos, e brinquedos feitos de potinhos plásticos com coisas barulhentas dentro, pois adoram barulho também!

Mas definitivamente este não é um cão para crianças pequenas, pode machucá-las com seus dentinhos afiados e sua compulsão em morder tudo e todos. Mas tivemos uma feliz experiência com Bento e meus pais idosos. Ele soube respeitá-los e não os mordia, também sabia que não adiantava pedir para jogarem brinquedos para eles. Conformou-se em fazer-lhes companhia.

Acompanhava-os o dia todo. Via televisão deitado no sofá ao lado deles, se passeavam no quintal ele ia junto; se descansavam, lá ia Bento para debaixo da cama descansar também. A noite idem. Na varanda acomodava-se perto deles, deitado no banco ou embaixo dele.

Os JR ficaram famosos em vários comerciais da TV. Sim, eles são capazes de aprender inúmeros truques, se você tiver tempo e paciência para ensiná-los! E são realmente encantadores! Veja Ughi no filme premiado com o Oscar, que não me lembro o nome aqui...

O que mais posso dizer? No quesito afeto e companhia, nota dez! No quesito atividade, nota  onze! No quesito inteligência, nota dez! No quesito destruição, nota... tenho esperança de que nosso Bentinho vai melhorar nesta questão...

Então Bento vai ser nota dez! Em tudo que é bom, claro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Última parte

Cão tipo faquir

O dedinho x a marvada NA - parte II