Memória de elefante


Bento é um pequeno cão, mas com uma grande capacidade de memorização. Não somente isso, ele é muito inteligente, e sabe quando faz coisas erradas. Como sempre digo: a questão é como ele usa sua inteligência...

Das suas correrias junto à cerca, ficam lhe as patas sujas de terra. Então eu o colocava sobre a máquina de lavar roupas ao lado do tanque e o limpava com um pano ensaboado. Daí que um belo dia, ao entrar com as patas sujas eu falei: vamos limpar estas patas! Foi o suficiente para ele dar uma carreira e saltar sobre a máquina de lavar.

E ele repetiu o processo na vez seguinte que apareceu com as patas com terra. Ainda bem que tenho minha filha como testemunha, é muita esperteza para um cachorrinho só! Mas preocupada caso ele viesse a cair de mal jeito durante o salto (ele pula realmente alto!), passei a limpar suas patas no chão. Não é tão confortável para mim, no entanto mais seguro para ele. Ele entendeu o recado e não saltou mais.

Ele também entende o que lhe pedimos, cadê sua bolinha? Cadê seu osso rosa? Cadê a corda Bento? E lá vai ele buscar o que foi pedido. O difícil é ele entregar o objeto, ele até já entendeu que tem que dar o brinquedo para que nós o atiremos de volta, mas consegue?

Bento deixa a bolinha no meu pé, e antes que eu a pegue, ele já a agarrou com os dentes. Vamos Bento, dê a bolinha para a mamãe! E ele faz mais cinco tentativas até me deixar pegá-la... Um dia ele desapega.

Nosso cão também entendeu que não é mais para fazer correria com os cães junto a cerca. Ele já sabia há muito tempo, mas teimava, até levar um único choque de sua coleira eletrônica. Agora ele ouve os cães latindo, às vezes responde de dentro de casa, outras vezes ele fica só prestando atencão, até se decidir por correr e latir atrás de algum passarinho no jardim. Menos mal, creio que ele conseguiu um jeito de desviar sua atencão e valentia.

Falta ele parar de correr atrás das motos e carros do lado de cá da cerca. Quando está com a coleira eletrônica nem cisca, vira as costas, e obviamente amuado, entra dentro de casa, enquanto o carro passa tranquilo lá fora. Eu dou o parabéns para ele, mas não sei se serve de consolo...

Mas no caso dele não estar usando a famigerada coleira, a coisa fica diferente, Bento aproveita para dar mais uma de suas carreiras, antes de voltar com as patas enlameadas e cara de culpado, e se esconder de mim debaixo de alguma mesa, para não receber mais uma bronca...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Última parte

O dedinho x a marvada NA - parte II

Cão tipo faquir